Fechar
Indique um Amigo
Indique o Formação Cursos para um amigo agora!
Basta preencher os campos abaixo.
Fechar
Deixe seu Depoimento
Gostaríamos de saber sua opinião sobre a experiência de realizar um de nossos cursos. Por isso separamos essa área para você deixar o seu depoimento.
Fechar

Área do aluno:

Cadastro

Lembrar Senha:

Cadastro

Cartão Formação

0 cursos selecionados

Saldo: creditos

+ adicionar
Postado por Lucas Gasull | 15/10/2013 | Categoria: Diversos | 0 comentários

Tipos de Liderança: Veja em qual você se encaixa!

A figura do líder é indispensável na combinação estratégica de uma empresa, onde a principal função é conduzir as ações coletivas e individuais de toda equipe. Nem sempre é fácil encarregar tarefas, é preciso ter conhecimento técnico para alcançar o resultado desejado.

O que é um líder?  O líder é quem produz um ambiente de motivação. Influencia a equipe a atuar em uma determinada direção para alcançar os objetivos. Resumindo, se uma empresa tem algum propósito, deve estar em equilíbrio com o que os líderes pensam, fazendo com que seu empenho seja sempre positivo, facilitando assim sua gestão de equipe.  

As principais características de um líder são: carisma, honestidade, ser bom ouvinte, estar preparado para assumir riscos, determinação, coragem,  ser positivo, estrategista e saber encarregar tarefas.

Entretanto, não é só isso. Uma liderança, para ser bem executada dentro de uma empresa, deve sempre ser compartilhada entre gestores e funcionários, sendo fundamentais suas técnicas de liderança para alinhar e qualificar os demais colaboradores.   

Há vários tipos de lideranças e todos têm os seus lados positivos e negativos. É interessante pontuar alguns:

- Afetivo:É o chefe que dá apoio, protege e defende o colaborador. Ele busca aliar a responsabilidade da liderança com o bem estar.

- Autoritário:Este é bem conhecido, são os que impõem suas decisões, opiniões e geralmente tem visão unilateral.

- Coaching:Busca estimular os liderados a se desenvolverem e buscarem situações de aprendizagem no cotidiano do trabalho.

- Diretivo:Ao demandar, diz apenas o que é para fazer e o resultado esperado, mobiliza as pessoas em uma direção comum, dando clareza quanto ao que é esperado. Pressupõe monitoramento do processo.

- Laissez-Faire:Ausência da atuação gerencial. É o chefe que gera um sentimento de abandono nas equipes, e não é considerado um estilo de liderança.

- Modelador:Ele demanda e diz o que é para fazer e como é para fazer, informando constantemente o que está certo e o que está errado, é ideal para liderados de baixa maturidade.

- Participativo:Não determina o que é nem como o trabalho deve ser feito e, sim, estimula e propicia a participação das pessoas na tomada de decisões, buscando o consenso.

- Visionário:Pensa em como fazer as demandas de uma maneira mais rápida, barata e qualificada. Compartilha dimensões futuras do negócio de forma atraente e factível.

Então, se identificou com algum desses tipos? Comente que tipo de líder você é!

Siga nossas redes

Receba nossa Newsletter:

Site Seguro Site Seguro PagSeguro Marca de aceitação
Jazzz
copyright © 2012 FORMAÇÃO CURSOS - CNPJ: 10.271.202/0001-21